Projeto de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) foi aprovado nesta terça-feira (26) no Plenário do Senado e segue agora para sanção do presidente da República

O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei 5.647/2019, de autoria do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), que concede ao município gaúcho de Santa Rosa o título de Berço Nacional da Soja. Agora, a proposta segue para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro. A votação acontece há apenas dois dias da abertura da Fenasoja, que ocorre entre os dias 28 de abril e 6 de maio.
A iniciativa de concessão do título ao município gaúcho partiu do ex-presidente da Fenasoja, Alexandre Maronez, que apresentou a proposta ao deputado Jerônimo Goergen.
O parlamentar ressaltou que a aprovação acontece há apenas dois dias da abertura da Fenasoja, que acontece entre os dias 28 de abril e 2 de maio. “A nossa região tem muito orgulho de ser o berço dessa cultura que hoje sustenta a nossa economia. Encerro o meu mandato no final deste ano, mas deixo esse reconhecimento com muito carinho por tudo o que Santa Rosa fez para o Brasil”. O presidente Jair Bolsonaro confirmou participação na 23ª edição da Fenasoja. “Seria perfeito se o presidente pudesse sancionar a lei em solo santa-rosense”, acrescentou Jerônimo.

A origem

As primeiras sementes para o plantio de soja chegaram na década de 20, pelas mãos do pastor norte-americano Albert Lehenbauer. Hoje, a oleaginosa é a principal commoditie agrícola do Brasil. “A revolução verde que hoje responde pelo nome de agronegócio começou em Santa Rosa. É uma história de luta, dedicação, perseverança e muito trabalho de milhares de homens e mulheres do campo. Esse título representa a homenagem do Legislativo nacional para esses colonos pioneiros”, destacou o autor do projeto.
O desenvolvimento e a prosperidade proporcionados pela soja em Santa Rosa fez com que a cultura da oleaginosa ganhasse um museu para contar essa história e uma festa exclusiva, realizada anualmente. A Fenasoja é uma das maiores feiras agrícolas do Brasil.