Presidente da companhia recebeu comitiva de empresários e lideranças políticas para discutir plano de trabalho para ferrovias gaúchas

Uma comitiva de empresários e lideranças políticas do Rio Grande do Sul foi recebida nesta segunda-feira (20), em Curitiba, pelo presidente da Rumo-ALL, Julio Fontana Neto. O dirigente confirmou a disposição da companhia em retomar os investimentos na malha ferroviária gaúcha em 2018. Presente ao encontro, o vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), considerou a reunião bastante positiva. “Saímos muito otimistas, já que a postura da empresa é completamente diferente do que ouvimos do mesmo dirigente, ainda em 2016, quando ele afirmou que não havia condições para a retomada dos investimentos”, recordou o parlamentar.

Segundo Jerônimo, já ficou marcada uma segunda reunião com a Rumo-ALL. O encontro está previsto para acontecer dia 14 de dezembro, em Porto Alegre, desta vez com o vice-presidente da companhia Darlan de David. “Vamos reunir os grandes setores econômicos interessados nesse modal de transporte para conversarmos sobre o projeto da companhia para o Rio Grande do Sul”, ressaltou. Os terminais de Cruz Alta, Passo Fundo e Estrela foram citados como algumas das prioridades do plano de revitalização da malha férrea.

 O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), Rogério Kerber, também demonstrou otimismo. “Os executivos da Rumo-ALL ficaram de definir alguns terminais prioritários. O fato é que a malha exige melhorias, uma fez que a falta de investimentos ao longo dos anos comprometeu a infraestrutura”, ponderou. A reunião em Curitiba contou com as presenças do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), José Eduardo Santos (ASGAV) e Caio Nemitz (Farsul). Entidades como Fecoagro, Acergs e Federraroz serão convidadas a participar da discussão do plano de investimentos da Rumo-ALL.