Valores variam entre 150 mil até 1 milhão de reais

FONTE: https://www.querenciaonline.com/noticia/50247/Reuniao-ira-debater-a-instalacao-de-usina-de-oxigenio-no-hospital-de-Santo-Augusto

O atual cenário em relação ao avanço da pandemia fez com que o consumo de oxigênio no Hospital Bom Pastor aumentasse bastante nos últimos dias.

Em entrevista a Rádio Querência na manhã desta terça-feira (16) a Diretora Administrativa do Hospital Marilei Andrighetto informou que a casa de saúde está enfrentando dificuldades em encontrar suprimentos de oxigênio e que um paciente com Covid-19 que necessite de oxigênio, consome de 6 a 8 unidades ao dia. Marilei afirmou que o produto não está em falta na casa de saúde.

Diante dessa situação irá acontecer na tarde de quarta-feira (17) uma reunião que irá tratar o assunto sobre a instalação de uma usina de oxigênio (gerador) junto ao Hospital Bom Pastor. A informação chegou até nosso departamento de jornalismo através do Deputado Jerônimo Goergen, ele afirmou que após publicação de uma matéria no site da Rádio Querência no dia 02 de março, alertando sobre o possível problema,iniciaram-se a procura de uma solução contando também com a participação do médico Naldo Wiergert. Ainda segundo Goergen,  Naldo teria sugerido a implementação de um gerador de oxigênio (usina de oxigênio).

O Deputado afirmou que já procurou uma empresa para as tratativas e que foi agendada uma reunião com os representantes para amanhã a tarde.  A reunião tratará sobre a viabilidade técnica, investimento e prazo para a instalação do equipamento.

Com relação a valores, o Deputado afirmou que variam de R$ 150 mil a 1 milhão de reais, dependendo da demanda a ser instalada.

O presidente da Câmara de Vereadores Omar Santi, disse a nossa reportagem que já ocorreu um diálogo com os vereadores da sua bancada sinalizando de forma positiva para que a câmara repasse um valor para custear esse investimento. De acordo com Omar, o legislativo tem um fundo no valor de R$ 800 mil que é para construção da sede própria da câmara, e sairia daí o dinheiro para custear o equipamento, dependendo de tratativas com os demais vereadores e o Poder Executivo.

Amanhã  às 8h30min a prefeita Lilian Depiere concederá entrevista para falar sobre o assunto, visto que ele também está na pauta da administração. A prefeita disse ainda, que estão trabalhando arduamente junto com a direção do hospital para não deixar faltar oxigênio.