Videoconferência organizada pelo deputado Jerônimo Goergen reuniu gestores e representantes europeus responsáveis pela comercialização dos imunizantes

Uma videoconferência realizada nesta segunda-feira (15) reuniu gestores municipais de várias regiões do Rio Grande do Sul com o objetivo de traçar uma estratégia conjunta das prefeituras no esforço para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. A principal conclusão do encontro é a definição de um consórcio unificado para fortalecer a negociação para a compra em larga escala dos imunizantes. O encontro acontece poucos dias após o Congresso aprovar e o presidente Jair Bolsonaro sancionar a Lei 14.125/2021, que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprar vacinas com registro ou autorização temporária de uso no Brasil dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Presente ao encontro, o deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) acredita que a iniciativa foi positiva, “porque coloca frente a frente os gestores municipais e os representantes dos laboratórios. E ficou muito claro que a negociação isolada de uma prefeitura não surtirá os efeitos desejados, porque os pedidos são feitos em larga escala e a logística de distribuição precisa ser pensada em milhões de doses”, destacou o parlamentar.
Jerônimo fez questão de ressaltar que todos os cuidados precisam ser tomados em relação ao fechamento de contratos, tanto em relação à transparência dos recursos envolvidos, quanto na segurança e qualidade do imunizante adquirido. “Estamos acompanhando pela imprensa internacional a reação de alguns países europeus que decidiram pela suspensão do uso da vacina de Oxford/AstraZeneca por precaução relacionada à ocorrência de coágulos em pessoas imunizadas com esse medicamento”, destacou. Por outro lado, Jerônimo ressaltou o fato de existirem outras possibilidades no mercado, como as vacinas da Pfizer, Jansen, Coronavac e Sputnik V.