Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) quer saber qual o orçamento e justificativa de existência de unidades na Venezuela, África, Europa e EUA

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) um pedido de informações sobre a presença da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no exterior. No documento, endereçado ao presidente da estatal, Maurício Lopes, o parlamentar questiona qual o orçamento e a estrutura das unidades mantidas na Venezuela, África, Europa e Estados Unidos.

Segundo Jerônimo, o pedido de informações se deve ao fato de a Embrapa dispor de orçamentos cada vez menores para desenvolver os projetos em solo brasileiro. “Estão faltando recursos para atender os agricultores brasileiros e precisamos saber a razão da existência dessas unidades no exterior. Acredito que o plano de expansão não respeitou critérios técnicos em certos momentos, privilegiando afinidades ideológicas com países comandados por ditadores, onde a transparência não é o forte. Qual é o ganho prático de termos uma unidade na Venezuela?”, questionou.

Jerônimo destaca que a Embrapa é uma empresa que desempenha um trabalho de excelência no melhoramento genético dos mais diversos tipos de alimentos. E que ela tem contribuído em programas importantes visando a segurança alimentar de populações carentes. “No entanto, chegamos numa encruzilhada, onde precisamos escolher entre manter o bom atendimento ao povo e ao produtor brasileiro, ou direcionar os parcos recursos para projetos longe daqui”, finalizou.