Helder Barbalho garantiu apoio humanitário e que liberação dos recursos para a reconstrução das cidades afetadas sairão tão logo os decretos estejam homologados

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visitou o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (12), onde sobrevoou áreas alagadas pelos fortes temporais. Após a missão de reconhecimento, Barbalho se dirigiu a Porto Alegre para uma reunião com autoridades do governo do Estado e prefeitos das cidades afetadas. O ministro afirmou estar solidário com o povo gaúcho e disse que haverá uma união de esforços dos poderes públicos municipal, estadual e federal. “Com toda a responsabilidade necessária e transparência, não viemos fazer o anúncio de números, pois ainda não houve tempo para quantificar o prejuízo das diversas regiões”, destacou.

Ainda de acordo com Barbalho, a ajuda humanitária e os recursos para a reconstrução dos prejuízos serão liberados na medida em que os decretos de emergência forem homologados. Segundo o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), os dados sobre todas as cidades afetadas estão sendo remetidos para o Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID), ferramenta que reúne os planos de contingência, de resposta, recuperação e informações relevantes sobre desastres. “O governo está trabalhando na alimentação desse banco de dados, que é fundamental para a execução dos programas de apoio às populações”, destacou o parlamentar.

Nesta segunda-feira (12), o governo gaúcho publicou a homologação da Situação de Emergência de mais quatro municípios: Vila Lângaro, Tiradentes do Sul, Redentora e Casca. Segunda a Defesa Civil a relação de municípios em situação de emergência reúne 79 cidades. Quase 12 mil pessoas ainda seguem fora de suas casas. Os municípios gaúchos atingidos pelo mau tempo pediram R$ 200 milhões ao governo federal.