Recursos devem ser aplicados para a melhoria das estradas vicinais

O presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), encaminhou nesta terça-feira (12), ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, a indicação de emendas do colegiado para os municípios que integram a Grande Santa Rosa. Teixeira acatou os pedidos e determinou a abertura do cadastramento das propostas. “Essas verbas virão para a melhoria das estradas do interior. Já estão sendo cadastradas e agora, até o final do ano, vamos tentar fazer o empenho desses recursos”, explicou o parlamentar. No encontro, também estiveram presentes os prefeitos de Santa Rosa, Alcides Vicini, e de Três de Maio, Olivio Casali, que fizeram a defesa técnica dos projetos.

FPM

Dezenas de prefeitos estiveram em Brasília nesta terça-feira (12) para cobrar o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FMP). De acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as prefeituras acumularam perdas bilionárias com a redução dos repasses entre 1995 e 2012. Segundo cálculos da CNM, o reajuste no FPM representaria R$ 6,1 bilhões a mais nos orçamentos municipais. Para o prefeito de Sarandi, Paulo Kasper, o reforço no caixa ajudaria a custear projetos considerados prioritários para a comunidade. “Nós temos um projeto de creche 12 meses, temos um postão que atende 24 horas. E você sabe que esses dois projetos exigem repasses muito forte no custeio”, explicou Kasper.

Já o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, lembrou que as prefeituras assumiram um conjunto muito grande de obrigações ao longo dos anos. “Esses encargos dão despesas e não há a partilha correspondente de recursos. A nossa briga é para pressionar o Congresso e o governo federal para que aumente esse repasse em 2%”, destacou Vicini. Ainda de acordo com a CNM, as finanças das prefeituras passaram a enfrentar mais dificuldades com a criação de pisos salariais municipais.