Doação foi articulada pelo deputado Jerônimo Goergen e será encaminhada ao Instituto Floresta para distribuição junto aos passageiros de ônibus

O banco Itaú confirmou a disponibilização de 200 mil máscaras de proteção facial para o combate à pandemia no Rio Grande do Sul. A doação foi articulada pelo deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) e os equipamentos serão encaminhados ao Instituto Cultural Floresta, instituição escolhida pelo parlamentar pelo brilhante trabalho que faz junto à sociedade gaúcha. Em comum acordo, Jerônimo e os dirigentes da entidade decidiram fazer a distribuição das máscaras às empresas de ônibus que integram a Associação Riograndense de Transporte Intermunicipal (RTI) e a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM).
De acordo com Jerônimo, serão 100 mil máscaras para cada entidade, que juntas representam 49 empresas de ônibus. “Além de ser uma ação de saúde pública, ela tem um caráter pedagógico para população que usa o sistema de transporte público está mais exposta no dia-a-dia”, destacou o parlamentar. Se considerar o valor médio de mercado, a doação equivale a aproximadamente R$ 1 milhão.
Já o presidente do Instituto Cultural Floresta, Claudio Goldsztein, disse que a logística de distribuição ainda está sendo estudada. Na capital gaúcha, a ideia é distribuir máscaras em locais de grande circulação de pessoas. “Os pontos de distribuição em Porto Alegre vão priorizar locais com grande circulação de pessoas, em especial terminais de ônibus e a estação rodoviária. Junto com as máscaras será entregue uma cartilha com dicas de como usar e lavar a máscara e cuidados pessoais de prevenção ao vírus.
Álcool 70%
O deputado Jerônimo Goergen já havia articulado junto à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) a doação de 70 mil litros de álcool 70%, numa ação que envolveu Secretaria Estadual de Saúde, Defesa Civil, universidades, indústrias e empresas de transporte. “Houve uma grande mobilização para captar o produto doado, transportar, distribuir e beneficiar todo esse volume, fazendo com que o álcool chegasse envasado em forma líquida e em gel para as unidades de saúde”, explicou o parlamentar. A iniciativa representou uma economia importante para os cofres públicos.