Em comunicado ao mercado, empresa admite priorizar operações nas fábricas mantidas nos Estados Unidos e Índia

O fabricante de armas Taurus emitiu um comunicado ao mercado informando que deve redirecionar os investimentos previstos inicialmente para o Rio Grande do Sul. A decisão se deve à Resolução GECEX N° 126, de 8 de dezembro de 2020, que reduziu a zero a alíquota de importação de pistolas e revólveres. Com isso, cerca de R$ 400 milhões que teriam como destino a planta gaúcha será realocado na fábrica que a companhia mantém nos Estados Unidos e uma futura operação na Índia.
No documento, a empresa esclarece que o impacto dessa resolução em seus negócios não causará efeito significativo na sua operação, uma vez que o mercado doméstico representa menos de 15% de suas vendas, cujas margens são inferiores as das exportações. Ou seja, trata-se de uma decisão do ponto de vista concorrencial. Para o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) o reflexo da resolução é muito ruim do ponto de vista da geração de emprego, renda e da arrecadação de tributos para o Estado. “A empresa deixa de investir no Brasil para concentrar seus esforços em outros países. Estaremos exportando empregos e arrecadação”, alertou.
O parlamentar acrescenta que, do ponto de vista do consumidor, a medida não garante a redução de preços, uma vez que a resolução não altera a incidência de outros impostos, como ICMS, PIS/COFINS e IPI sobre as armas importadas. “Acredito que há espaço para o diálogo e mostrar que os eventuais ganhos dessa medida para os praticantes de tiro se mostrem irrisórios na prática”, acrescentou. O deputado Jerônimo Goergen disse que levará o tema para uma discussão que envolva a Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputado e Senado Federal.