Fortalecimento da rede hoteleira é um passo importante para atração de visitantes ao município que está localizado no centro geográfico do Mercosul

Uma videoconferência realizada nesta terça-feira (15) abriu um cenário de oportunidades para o município de Iraí. A agenda reuniu o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), o prefeito Antonio Vilson Bernardi e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum. O objetivo do encontro foi a busca de alternativas para a retomada econômica da cidade a partir do turismo e o fortalecimento de sua rede hoteleira, que recentemente ganhou um grande investimento com a construção do AJ Termas Termas de Iraí. “O turismo é um dos segmentos que conseguirá recuperar as perdas da pandemia com maior rapidez. E o nosso objetivo é que a rede hoteleira como um todo esteja preparada e capacitada para receber o maior número de visitantes. Por isso, será importante a disponibilização de linhas de crédito para os empreendedores”, destacou Jerônimo.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico ressaltou que Iraí tem um forte potencial turístico, uma vez que o município está localizado no centro geográfico do Mercosul. Para a rede hoteleira, Edson Brum esclareceu que há duas possibilidades de financiamento. A primeira para a construção de novos empreendimentos é uma parceria do Sebrae, governo do Estado e Badesul, com carência de três anos e até 20 anos para pagar. A segunda modalidade de empréstimo permite a liberação de até R$ 187 mil e atende micro, pequenas e médias empresas. “Essa linha é com recursos do Fungetur. tem um ano de carência e até cinco para pagar. Juro de 5% ao ano mais Selic. Pode atender hotéis, pousadas, bares e restaurantes que queiram, por exemplo, comprar camas novas ou substituir as mesas”, detalhou.

Capacitação de gestores municipais
Começou nesta terça-feira (15), a primeira turma do Programa de Capacitação para Agentes Municipais de Desenvolvimento de todo o Rio Grande do Sul. Os municípios serão divididos em turmas, de acordo com as regiões da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e as aulas serão ministradas de forma remota em dois turnos de três horas. Durante o curso, os agentes municipais de desenvolvimento serão apresentados, de maneira didática, a todos os programas de fomento à economia e todas as possibilidades de incentivo ao empreendedorismo oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). “Essa é uma grande iniciativa que certamente vai ajudar os gestores a buscar as melhores ferramentas para ativar a economia local. É fundamental conhecer as possibilidades oferecidas pelos governos para fomentar os diversos segmentos da economia”, destacou Jerônimo.
Para garantir a participação no curso, cada município precisa preencher o formulário referente a sua região e aguardar o recebimento do link para acompanhar as aulas.
Saiba mais em:
https://www.desenvolvimento.rs.gov.br/curso-de-capacitacao-para-agentes-municipais-de-desenvolvimento-ja-tem-programacao-definida
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfieKUCYuCdfT1FigKUBazls1w7OnuG-UPOEPNLsQ-Qf-tQfQ/closedform