Deputado Jerônimo Goergen formalizou denúncia ao Ministério Público Eleitoral e pediu informações ao Ministério da Educação

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) formalizou, nesta sexta-feira (30), denúncia ao Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Sul (Protocolo: 01413.002.343/2020) contra uma publicação eletrônica publicada na página do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS no Facebook. Intitulado “Mini Guia: Eleições 2020”, o material faz parte do “Projeto Contraponto: Debatendo Política na Escola”, projeto de extensão da universidade que “busca construir condições de diálogo e de participação política com os estudantes de escolas públicas de Porto Alegre e Região Metropolitana”, segundo a definição dos seus autores.
Na avaliação de Jerônimo, trata-se de mais uma publicação com viés ideológico de esquerda. “O material, aparentemente inofensivo e meramente informativo, traz as noções básicas sobre nosso sistema político e eleitoral, a importância do voto e o papel de prefeitos e vereadores. Até aí tudo bem. A surpresa fica guardada para o final, com a indicação de uma lista de livros e canais para assistir, todos eles escolhidos a dedo. A velha da doutrinação silenciosa para captar os corações e mentes de nossos estudantes para um sistema político jurássico e falido”, critica o parlamentar.
Entre as dicas do guia eleitoral produzido na UFRGS, destaque para o canal “Chavoso da USP”, um rapper que aparece falando sobre política com livros e pôsteres de Karl Marx e Lênin ao fundo. Outro link remete ao Canal da Jout Jout, influencer digital que explora temas do feminismo. A lista também traz a indicação de leitura do livro “Sintomas Mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira”, de Sabrina Fernandes, que se apresenta como socióloga, feminista e uma das youtubers mais radicais à esquerda nas redes. “Um guia eleitoral precisa ser isento do ponto de vista ideológico. E esse material não tem nada de isenção. E, ao que parece, foi produzido dentro de uma instituição pública federal, ou seja, custeada pelos impostos de todos os cidadãos”. O deputado também encaminhou ofício ao Ministério da Educação, para que pasta analise o material e tome as devidas providências.
Confira o material produzido na UFRGS e os conteúdos indicados aos estudantes das escolas públicas de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Mini guia Eleições 2020: shorturl.at/hEXY0
Canal do Chavoso da USP: https://www.youtube.com/watch?v=QhgtS2Xi9Uo
Canal da JoutJout: https://www.youtube.com/user/joutjoutprazer

OFÍCIO – EDUCAÇÃO – DOUTRINAÇÃO UFRGS – GUIA ELEITORAL