Produtores alegam que hidrelétricas contribuem para o alagamento das lavouras

barragens Técnicos da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e do Operador Nacional do Sistema (ONS) descartaram nesta quarta-feira (4) um possível impacto das barragens da hidrelétrica de Passo Real nas inundações de lavouras localizadas nos municípios Agudo, Restinga Seca e Cachoeira do Sul. Produtores da região reclamam dos frequentes alagamentos de áreas produtivas vizinhas às barragens e vinculam o problema à existência da obra.

Os dirigentes da CEEE e ONS participaram de reunião com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, e garantiram que as barragens ajudam a controlar o volume das águas. “As empresas alegam que os prejuízos seriam ainda maiores sem as hidrelétricas, uma vez que a mesmas operam com resultados diagnosticados em tempo real para evitar danos maiores. Precisamos de mais dados técnicos para poder nos certificarmos dessas alegações”, destacou o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), autor do pedido de audiência.

Após o encontro, ficou definido a formação de um grupo técnico que deverá apresentar um diagnóstico mais preciso nos próximos meses. A área técnica entende que é necessário realizar a batimetria da região, ou seja, o estudo realizado em travessias, barragens, rios e lagos. “Nos foi relatado que as beiras dos rios podem ter sido afetadas e ficado muita erosão, o que favorece a ocorrência de inundações com maior frequência”, explicou Jerônimo.

Composição do GET (Grupo de Estudo Técnico)

Homero Tastch – Presidente da Câmara Vereadores de Cachoeira do Sul;

Renato Lermer – Vice-Presidente do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul

Lauro Reino – Presidente Sindicato Rural de Restinga Seca

Moisés Pedone – Gabinete do deputado Jerônimo Goergen – representante da Câmara Federal

Fernando Meirelles – Professor e diretor do Departamento de Recursos Hídricos da SEMA/FEPAM

Luis Carlos Tadielo – Diretor de Transmissão da CEEE

Izair Lima Freiria – Engenheiro Responsável da ONS

Rafael Nunes – IRGA

Paulo de Tarso – Presidente da CEEE

O GET deverá ser composto ainda com integrantes da Assembleia Legislativa do Rio Grando do Sul, Federarroz, Farsul, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Rural e COREDE.

Crédito fotos: Rafael Raffa