Autorização para aquisição de milho atende aos criadores de aves, suínos e às indústrias de processamento de ração animal do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

O governo deve editar nas próximas horas uma Medida Provisória que libera o acesso imediato aos estoques de milho em grãos do Governo Federal. A medida é válida pelo período de 30 dias ou até o limite dos volumes disponíveis pelo Programa de Vendas em Balcão (PROVB), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A medida atende a uma reivindicação de suinocultores, avicultores e das agroindústrias que processam ração. Segundo o empresário Ricardo Faria, a iniciativa preservar a vida de animais e acelerar a logística de distribuição. “Todo o milho está travado no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Goiás e não consegue chegar até Santa Cataria e Rio Grande do Sul. E o acesso aos estoques da Conab vai permitir nos permitir o acesso veloz ao produto e impedir que milhares de frangos e suínos morram de fome”, destacou Faria.

As vendas em balcão serão realizadas na modalidade “à vista”, mediante prévio recolhimento dos valores correspondentes à quantidade adquirida junto ao Banco do Brasil, fazendo uso da Guia de Recolhimento da União (GRU). Para acessar os estoques, basta que a GRU esteja devidamente autenticada pelo caixa bancário, ou acompanhada de comprovante de pagamento bancário, em nome da Pessoa Jurídica que fará a retirada do produto nos armazéns credenciados da Conab. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, os estoques de ração já chegaram ao fim e os animais estão comendo menos de 50% da alimentação necessária. “Se não liberarem as barreiras imediatamente teremos perdas significativas nos plantéis. Portanto, essa medida vem atender diretamente às necessidade dos suinocultores”, destacou o dirigente.

Na avaliação do deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), trata-se de uma medida fundamental para enfrentar a crise no abastecimento provocada pela greve dos caminhoneiros. “Acho que chegou a hora do bom senso e da pacificação, para que tudo o que foi conquistado pelos caminhoneiros não seja jogado fora. A caminhada rumo ao colapso econômico deixa de ser um movimento reivindicatório. Precisamos de um gesto de grandeza para voltarmos à normalidade”, avaliou Jerônimo.  Para manter o atendimento normal aos pequenos criadores já cadastrados pela Conab e ao novo público estabelecido pela Medida Provisória, fica autorizado o acréscimo de 500 mil toneladas de milho em grãos.