Senador Blairo Maggi garante que extensão do prazo de regularização do Cadastro Ambiental Rural valerá para todas as propriedades

blairo O futuro ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), senador Blairo Maggi, defendeu nesta quarta-feira (11) a prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todos os imóveis rurais, independente do tamanho. Antes de ser afastada para dar lugar ao presidente Michel Temer, Dilma Rousseff havia assinado a Medida Provisória 724/2016, estendendo o prazo de regularização apenas para as propriedades com até quatro módulos fiscais. Para Blairo, não faz sentido deixar uma parcela dos produtores rurais à margem da lei. “Eu tinha certeza absoluta que o tempo que fora disponível para fazer isso não seria suficiente. E não adianta nós deixarmos à marginalidade do processo. Sem perder nenhum benefício, todos queremos que o setor produtivo seja eficiente e esteja dentro das regras. Não vamos fechar as portas para aqueles que ainda não vieram”, destacou o futuro titular da Agricultura.

O CAR é um registro eletrônico que tem como objetivo reunir as informações sobre a situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), reserva legal, florestas, vegetação nativa e áreas de uso restrito. A falta de regularização no prazo previsto pode levar à perda de uma série de benefícios, como a impossibilidade de acessar crédito. O prazo original de inscrição havia expirado no dia 5 de maio. Com a promessa geral de prorrogação, todos os produtores poderão se regularizar até maio de 2017. Para o coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), Blairo Maggi tem as credenciais necessárias para assumir a pasta num governo de transição. “O Blairo é um produtor, é um empresário, é um homem de visão. Tenho certeza que ele terá peso político para compreender e, num governo de transição, nos ajudar a concluir”, avaliou. Blairo foi anunciado como o novo ministro da Agricultura logo após assinar ficha de filiação ao Partido Progressista.

PS: Segue em anexo entrevista completa com o deputado Jerônimo Goergen comentando sobre as outras indicações do PP para o futuro governo Michel Temer: além de Blairo Maggi para a Agricultura, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) para o ministério da Saúde, e Gilberto Occhi para o comando da CEF.