Efeito potencial da MP 881/2019 é um ganho, no longo prazo, de 7% no PIB per capita brasileiro e de 4% na população ocupada

O governo federal divulgou estudo técnico onde aponta o impacto potencial sobre o Produto Interno Bruto (PIB) per capita e o emprego. Elaborado pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, o trabalho aponta para um ganho, no longo prazo, de 7% no PIB e de 4% na população ocupada. “Isso equivale à geração de 3 milhões de empregos a partir de alterações pontuais e precisas no arcabouço regulatório nacional”, destacou o relator da proposta, deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS).
De acordo com levantamento realizado pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado de São Paulo (Sincodiv-SP), a MP da Liberdade Econômica deve produzir um crescimento de 8,5% nas vendas nos próximos 12 meses. “Esse é o reflexo direto da permissão de abertura das revendas aos domingos, já que 68% dos negócios são fechados nos finais de semana, principalmente aos domingos”, destacou o relator. Os volumes de venda projetados pelo Sincodiv-SP são de 256 mil veículos novos e 166 mil usados. Em termos de faturamento, esse montante representa R$ 28.7 bilhões e outros R$ 6,1 bilhões de tributos recolhidos. Em termos de novos postos de trabalho são mais de 11 mil empregos criados apenas um segmento da economia do maior município brasileiro.
De uma forma geral, a MP da Liberdade Econômica atua em dez grandes áreas: redução da burocracia; eliminação de restrições para o trabalho e os negócios; redução de disputas judiciais; maior transparência e agilidade por parte da administração pública e redução na margem para malfeitos; maior segurança jurídica; eliminação de normas obsoletas e redução do estoque regulatório; incentivo à inovação; maior agilidade para abertura de empresas; redução de custos de produção.