Proposta foi encaminhada nesta sexta-feira (7) ao ministro da Saúde, durante encontro com o deputado Jerônimo Goergen e a direção do hospital

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve em Porto Alegre nesta sexta-feira (7), onde participou de uma reunião com a diretoria da Santa Casa de Misericórdia e o deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS). No encontro, o diretor do Banco de Pele da instituição, Eduardo Chem, encaminhou o pedido de regulamentação do processp de captação da membrana amniótica para uso terapêutico no atendimento de queimados.

No documento, Chem alerta para a redução dos estoques de pele humana, bem como o baixo número de doadores habilitados. “Assim como a pele da Tilápia, a membrana amniótica funciona como um substituto da pele no tratamento das feridas”, destaca o documento entregue à Mandetta.
Articulador do encontro, o deputado Jerônimo Goergen disse que a legislação brasileira precisa avançar para salvar vidas. “Muita coisa melhorou em relação à doação de órgãos. Agora, precisamos evoluir nos procedimentos de captação e processamento dessas membranas junto às maternidades” destacou o parlamentar.

Recursos

Mandetta aproveitou a visita à Santa Casa para anunciar a liberação de R$ 2,8 milhões ao complexo hospitalar.