Jerônimo Goergen (PP-RS) defende edição extraordinária da medalha do Mérito Legislativo para agradecer povo colombiano

chapecoense medalha A reação do povo colombiano à tragédia envolvendo o avião da Chapecoense emocionou o mundo inteiro e deixou todos os brasileiros comovidos. A atmosfera de carinho e reconhecimento pela delegação catarinense está sendo considerada um marco nas relações entre Brasil e Colômbia. Para o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a Câmara dos Deputados se vê na obrigação de retribuir à altura. “Estou propondo ao presidente Rodrigo Maia a criação de uma edição extraordinária da medalha do Mérito Legislativo, para que possamos agradecer todo o povo colombiano”, destacou o parlamentar.

Jerônimo sugere que o presidente do Atlético Nacional, Juan Carlos de la Cuesta, seja o portador da medalha por tudo o que a agremiação proporcionou após o desastre. “Realmente ele provou que não se trata apenas futebol. Num mundo cada vez mais dividido, o gesto dos atleticanos nos faz acreditar na união dos povos”, justificou. Para o deputado, a cidade de Medellín se transformou na capital mundial da solidariedade.

Medalha do Mérito Legislativo

É uma forma de homenagear personalidades, brasileiras ou estrangeiras, que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade. Pode ser um cientista, um político, um ator, um cantor, um religioso, enfim qualquer pessoa que em certo momento da história do País realizou trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro. A premiação acontece uma vez ao ano, normalmente no mês de novembro ou dezembro. A edição de 2016 já foi realizada e, por isso, precisaria da autorização de uma edição extraordinária.

Homenagem à Chapecoense

A Câmara dos Deputados também deve promover uma ampla homenagem a todas as vítimas que estavam no avião que levava jornalistas, dirigentes e atletas da Associação Chapecoense de Futebol (ACF). Diversos parlamentares que integram a bancada federal catarinense no Congresso Nacional pretendem encaminhar uma proposta conjunta neste sentido. Jerônimo disse que vai se somar aos colegas de Santa Catarina para poder prestar toda a solidariedade às famílias das vítimas, muitas delas oriundas do Rio Grande do Sul, com passagens pela dupla Grenal.