Medida anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, tem como objetivo estimular a economia diante da queda do PIB no 1º trimestre

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) encaminhou ofício nesta quinta-feira (30), ao Ministério da Economia, solicitando a análise da proposta de utilização dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento do ensino superior. “Diante da crise econômica e da falta de fontes oficiais, considero que se trata de uma grande iniciativa, que podemos viabilizar via Medida Provisória. O trabalhador poderia estimular a formação universitária de seus familiares com impacto zero para o Tesouro”, destacou o parlamentar. Jerônimo ressalta que esta sugestão já havia sido apresentada no governo passado e ganha novo fôlego com a sinalização do ministro Paulo Guedes, de liberar os recursos de contas ativas e inativas do FGTS.
A equipe econômica também avalia liberar o dinheiro do abono salarial PIS-Pasep como forma de estimular a economia. O PIS é um abono pago aos trabalhadores da iniciativa privada administrado pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é pago a servidores públicos por meio do Banco do Brasil. As medidas sinalizadas por Guedes surgem no mesmo dia do anúncio de queda do Produto Interno Bruto (PIB) e seriam confirmadas após a votação das reformas (Previdência e Tributária).