Proposta surge como resposta ao anúncio do MST para jornada de ocupação de terras de empresas falidas

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) reagiu nesta quinta-feira (7) ao anúncio do Movimento dos Sem Terra (MST), que pretende realizar uma jornada de ocupação de terras de empresas falidas após a pandemia da Covid-19, segundo matéria veiculada pelo jornal Folha de São Paulo. Na avaliação do parlamentar, a Câmara precisa pautar o Projeto de Lei 9604/2018, de sua própria autoria, que criminaliza como ato terrorista as ações violentas promovidas pelos movimentos sociais, como invasão de propriedade privada e depredação de patrimônio.

O parlamentar lembra que, desde 2018, já está pronto o requerimento de urgência com as assinaturas necessárias para votar a proposta diretamente no Plenário. “Num momento gravíssimo para a nossa economia, o MST anuncia que vai invadir as empresas que porventura vieram a falir. Isso é provocar mais pânico numa hora que todos precisam de tranquilidade para salvar seus negócios e continuar gerando empregos”, criticou.

O parlamentar formalizou o pedido de prioridade na análise do PL 9604/2018 ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ao líder do Progressistas, deputado Arthur Lira (Progressistas-AL).