Produtores enfrentam competição predatória com produto importado do Mercosul, que derrubou preço do leite brasileiro

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) encaminhou ofício ao presidente da República, Michel Temer, cobrando do mandatário brasileiro uma posição firme do Brasil com relação à importação predatória de leite de países que integram o Mercosul, especialmente Uruguai e Argentina. A situação tem provocado grandes prejuízos aos produtores de leite do sul do país. “Ao contrário da Argentina, que tem cota de exportação estipulada, com o Uruguai não há limites para a compra. E está se estabelecendo um concorrência absolutamente predatória. Isso faz despencar o preço do leite pago ao produtor brasileiro”, explicou Jerônimo.

O parlamentar destaca que a atuação de Temer no impasse comercial será decisivo, uma vez que o mandatário ocupa a presidência temporária do Mercosul. “Estou apelando à sensibilidade política do presidente da República, para que ele observe a grave crise de renda no campo, com o leite sendo vendido a preços inferiores ao custo de produção”. Jerônimo acredita numa solução negociada, no sentido de garantir a sobrevivência dos produtores nacionais e, ao mesmo tempo, proteger os acordos de livre comércio com os demais países do bloco. O deputado também solicitou que o tema seja colocado em pauta na próxima reunião do Mercosul.

Arroz e trigo

Igual situação vem sendo enfrentada pelos produtores de arroz e trigo. Sem a definição de cotas de importação destas commodities o produtor nacional tem encontrado dificuldades em competir com o produto importado.