Usei a tribuna da Câmara dos Deputados para fazer vários registros que considero importantes nesse encerramento da minha trajetória política. Primeiramente agradecer aos meus eleitores, que confiaram o seu voto ao longo desses 5 mandatos e 20 anos de vida pública. Parabenizar os progressistas eleitos e reeleitos e o nosso senador Hamilton Mourão.

Nesse finalzinho de mandato, ainda tive a oportunidade de relatar minha última Medida Provisória, a MP 1124/2022, que transforma a Autoridade Nacional de Proteção de Dados em autarquia de natureza especial. Trabalho esse que se soma a outras relatorias importantes, como a Lei de Liberdade Econômica, Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), Código de Processo Civil (CPC) e a Desoneração da Folha de Pagamentos. Leis que mexem na vida das pessoas!

No tema das pesquisas eleitorais, destaquei meu apoio à criação da CPI para investigar e, eventualmente, punir os responsáveis pela realização desses levantamentos tão discrepantes com a realidade das urnas.

Obviamente que não consegui aprovar todos os projetos que considero relevante para aperfeiçoar nosso regramento jurídico. Mas penso que um em especial precisa ser discutido na próxima legislatura. O que transforma em crime hediondo o furto, roubo, contrabando e receptação de defensivos agrícolas, o PL 2079/2015. Esse tipo de crime avança assustadoramente em todo o país, especialmente no Rio Grande do Sul. Mesmo fora do Legislativo, vou seguir lutando para que temas como esse possam avançar. Quem sabe pelas mãos de outro parlamentar.

Deixo ainda minha solidariedade ao amigo empresário Gilson Trennepohl, da Stara de Não-Me-Toque, que agora está sendo perseguido por uma manifestação de cunho empresarial, uma acusação absurda de coação eleitoral junto aos seus funcionários.

Deixei uma mensagem de fé e otimismo em nosso país e nosso povo. Que nós possamos tirar uma lição final passadas as eleições. O Brasil não pode ter em nós mesmos o seu grande inimigo. Temos tudo para ser um país maravilhoso. Poderíamos avançar muito mais rápido se não perdêssemos tempo com debates desnecessários, contraproducentes.

Por fim, me dirigi de uma forma muito especial aos produtores rurais. A principal marca dos meus mandatos foi a defesa dos homens e mulheres do campo, que são orgulho perante o mundo. Foi muito bom ter servido a esta Nação!

🇧🇷 Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP-RS)