Estudo será feito com emenda de R$ 300 mil destinada pelo deputado Jerônimo Goergen e representa o primeiro passo para o asfaltamento do trecho de 65 quilômetros entre Ajuricaba e Palmeira das Missões

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e as prefeituras de Palmeira das Missões e Ajuricaba concluíram a assinatura do Termo de Cooperação para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ERS-514, no trecho entre os dois municípios. O trabalho será contratado com recursos destinados pelo deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil.
Segundo Jerônimo, esse é o primeiro passo para a realização do grande sonho de toda a comunidade, que é ver asfaltado os 65 quilômetros que separam as cidades. “O que eu me comprometi está sendo realizado. Muitas promessas foram feitas ao longo do tempo e a obra nunca saiu do papel. Da minha parte, a promessa está sendo cumprida”, destacou o parlamentar. A contratação da empresa responsável pela realização do EVTEA será feita pela prefeitura de Ajuricaba, como forma de reduzir a burocracia do processo com a realização de apenas uma licitação. Jerônimo recebeu o prefeito Ivan Chagas em seu escritório em Porto Alegre para celebrar a assinatura do acordo e a liberação dos recursos para a produção do EVTEA.
Jerônimo disse ainda a articulação das vereadoras Fernanda Dolovitsch (Ajuricaba) e Karin Uchôa (Palmeira das Missões) foi fundamental para a destinação da emenda. O parlamentar também citou o trabalho de mobilização de Sara Ávila e Clóvis Richter, dois grandes entusiastas do projeto de asfaltamento da ERS-514, assim como o vice-prefeito de Ajuricaba, Paulo Dlolovitsch, o ex-prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, e de seu vice, Lúcio Borges.
A ERS-514 é uma importante via de escoamento da produção regional e faz limite com os municípios de Palmeira das Missões, Ajuricaba, Condor, Nova Ramada e Santo Augusto. Pela sua relevância econômica e social, o projeto de asfaltamento da rodovia uniu os sindicatos rurais dessas cidades, bem como os poderes públicos municipais e os setores empresariais. Nesta região estão instaladas as principais empresas produtoras de sementes, que respondem por 40% da produção gaúcha.