A nova modalidade conhecida como Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) já está em operação no Rio Grande do Sul por meio de um projeto-piloto

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), o Requerimento Nº 30/2021, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), que solicita a realização de audiência pública para discussão do tema “O novo modelo de operação do BNDES, o CRA – Certificado de Recebíveis do Agronegócio”.
A nova modalidade de financiamento tem como a ampliação do acesso ao crédito para os produtores rurais. “Esse tipo de operação é um mecanismo que pode ser utilizado tanto para renegociações de dívidas fora do sistema bancário ou na concessão de novos créditos para custeio e investimento. É uma alternativa que precisa ser melhor detalhada aos setores produtivos”, explicou Jerônimo. O parlamentar disse ainda que é importante avaliar se essa nova modalidade vai cumprir com seu papel, no sentido de resolver tema do endividamento agrícola e a dificuldade no acesso ao crédito em diversos setores do agronegócio.
Por enquanto, existe apenas um projeto-piloto em funcionamento no Brasil, operação formalizada no dia 8 de abril e contratada pela cooperativa gaúcha Cotrijal, de Não-Me-Toque. A audiência pública contará com a presença de representantes do BNDES, Ministério da Economia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A data e o horário serão definidos posteriormente pela secretaria da Comissão de Agricultura.