Alterações na lei que regulamenta a profissão de motorista estão entre as prioridades da pauta de votações do Plenário da Câmara para os próximos dias.

Os deputados vão analisar o projeto de lei resultado do trabalho da comissão especial que estudou mudanças na norma legal, criada para eliminar as intermináveis jornadas de trabalho de caminhoneiros empregados e autônomos e evitar acidentes nas estradas brasileiras.

Entre as modificações feitas pelo colegiado está a que amplia o tempo de direção para os caminhoneiros. A medida foi uma sugestão do deputado Jerônimo Goergen, do PP do Rio Grande do Sul, e consta no relatório final da comissão especial.

De acordo com a Lei do Descanso, sancionada há quase dois anos, o motorista profissional deve parar meia hora, a cada quatro horas ao volante, e 11 horas, entre dois dias de trabalho.

Descanso do caminhoneiro

O deputado Jerônimo Goergen explica que a lei atual criou uma situação em que são necessários dois motoristas para transportar o mesmo caminhão. Por isso, ele propõe uma alteração no horário de descanso do caminhoneiro. Pelo texto, seriam 8h de descanso a cada 24h e descanso semanal de 32 horas. O parlamentar não sabe ser será possível manter esse texto, mas confia numa negociação final. Ele garante já há um “feedback” positivo da categoria com relação às mudanças.

Apresentação: José Carlos Oliveira e Elisabel Ferriche

Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/COM-A-PALAVRA/466101-DEPUTADO-CRITICA-ATUAL-LEI-E-DEFENDE-NOVO-HORARIO-DE-DESCANSO-PARA-CAMINHONEIROS.html