Produtores relatam demora de até quatro dias na entrega do combustível nas propriedades rurais e alertam para graves prejuízos econômicos provocados pelo atraso no fornecimento

O Sindicato Rural de Cruz Alta encaminhou ofício ao deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) alertando para o atraso na distribuição de óleo diesel, que tem demorado até quatro dias para chegar às propriedades. No documento, endereçado originalmente ao chefe de gabinete da Presidência da Petrobras, Roberto Furian Ardenghy, o presidente da entidade, Daniel Jobim Badaraco destaca que o atraso acontece “em plena colheita da soja, um dos grandes produtos de exportação e um dos principais garantidores do superávit da balança comercial do País”, destacou o dirigente.

O problema estaria concentrado nas distribuidoras que atendem Cruz Alta, Panambi, Ijuí, Ibirubá, entre outros municípios da região. “Um atraso dessa natureza produz graves prejuízos econômicos, porque causa um descompasso no processo logístico como um todo. Há um encadeamento entre colheita, transporte e embarque para os centros consumidores. E os prazos são milimetricamente calculados”, explicou o deputado Jerônimo Goergen. O parlamentar encaminhou ofício à Petrobras reforçando a cobrança para que o abastecimento seja normalizado.