Ex-funcionários de companhias aéreas correm o risco de ter o pagamento dos benefícios suspenso

Acampados há duas semanas no Salão Verde da Câmara dos Deputados, os representantes de aposentados e pensionistas do Instituto Aerus fizeram mais um apelo ao governo nesta terça-feira (25). Formado por trabalhadores das extintas companhias aéreas Varig, Cruzeiro e Transbrasil, o grupo cobra uma solução para o impasse no pagamento dos benefícios para os quais contribuíram durante o período em que estiveram na ativa. Se nada for feito, o repasse será interrompido já no próximo mês pela total falta de recursos para suprir o custo de uma folha anual de aproximadamente R$ 35 milhões.

aeronautas aposentados           A representante da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Graziela Baggio, explica que o impasse pode estar próximo do fim. Segundo ela, basta ao governo cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que no último dia 12 de março condenou a União a pagar indenização à Varig por conta das perdas decorrentes da inflação, acumuladas durante a política tarifária adotada pelo governo entre 1986 e 1991. “Nós estamos pedindo para que regularizem imediatamente a folha de pagamentos do fundo Aerus, que tem como garantia essa ação. Portanto, seria só uma antecipação da folha mensal, para dar novamente dignidade aos mais de 10 mil aposentados e pensionistas que estão beirando a situação de miséria”, esclareceu Baggio. Segundo a dirigente, 964 funcionários morreram durante o trâmite judicial do processo, quatro deles somente nos últimos cinco dias. “Isto é muito triste. Nós entendemos que tudo isso que está acontecendo é um crime social que o governo tem que se manifestar imediatamente”, cobrou.

Representante das causas dos aeronautas no Congresso, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) lamentou o descaso do governo em relação ao problema vivido pela categoria. Segundo ele, os trabalhadores têm tentado, sem sucesso, uma audiência com integrantes do primeiro escalão. “É lamentável toda essa situação, ver a humilhação de toda uma categoria atirada pelos corredores do Congresso Nacional, gente com 60, 70, 80 anos que só tem mais um salário para receber”, criticou o parlamentar. Os aposentados do Aerus carregam faixas e cartazes com palavras de ordem, um deles trazendo a foto do Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, visto como o responsável direto pelo não pagamento dos benefícios.