Sem reajuste desde 2015, tabela acumula defasagem de 88,5%

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) protocolou nesta terça-feira (22) um requerimento de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). O objetivo da reunião é debater o Projeto de Lei nº 6.094/2013, que prevê a correção da tabela do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas.

De acordo com estudo da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a tabela do IR para pessoa física acumula uma defasagem de 88,5% desde 2015, quando houve a última atualização. “Assim como estamos discutindo o preço abusivo dos combustíveis, que tira a renda do trabalhador, precisamos fazer o debate sobre a correção da tabela do IR, que penaliza duramente o assalariado”, ressaltou o parlamentar.

O projeto também prevê a atualização da tributação dos lucros e dividendos das empresas, sejam elas optantes do regime de lucro presumido ou pelo Simples Nacional. “Temos que analisar essa questão com lupa, para que isso não represente uma carga tributária adicional, prejudicando a competitividade e a geração de empregos”, destacou o parlamentar.