Antecipação de etapas pretende orientar o melhor formato jurídico do empreendimento, que depende do aval de diversos órgãos por envolver áreas públicas
A comissão organizadora envolvida no projeto de revitalização da Plataforma de Atlântida decidiu prorrogar o prazo de lançamento do edital do concurso que irá escolher o melhor projeto arquitetônico. A previsão inicial era que o edital fosse lançado no dia 20 de março e o anúncio do vencedor aconteceria em 25 de agosto. Grande mobilizador e um dos principais articuladores do movimento em defesa da revitalização da plataforma, o deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) disse que a alteração tem caráter estratégico. “Queremos antecipar etapas e orientar o trabalho a partir do melhor formato jurídico para o empreendimento, já que ele depende do aval de diversos órgãos por envolver áreas públicas”, explicou o parlamentar.
Em fevereiro, uma consulta pública foi aberta para colher da sociedade ideias e propostas para entender qual o melhor equipamento que deve ser entregue. Há o interesse em equipar a plataforma com restaurante, quiosque e lojas. Segundo Jerônimo, o trabalho precisa ser feito em etapas distintas.
“Temos a questão estrutural, que se refere ao orçamento necessário para manter a construção em pé ou até mesmo construir uma nova estrutura. A ideia é somar os diferentes potenciais econômicos oferecidos pela plataforma para impulsionar a economia local”, destacou.
A Plataforma de Atlântida
Inaugurada em agosto de 1970, a Plataforma de Atlântida está localizada no município de Xangri-lá. Com mais de 50 anos de vida, a estrutura de 350 metros foi construída com uma tecnologia que previa uma vida útil estrutural de aproximadamente 30 anos. Hoje, a estrutura sofre com a ação do tempo e o impacto do mar. A Associação dos Usuários da Plataforma de Atlântida reconhece que, sozinha, a entidade é incapaz de preparar a plataforma para as próximas duas gerações. Atualmente, a Plataforma de Atlântida se mantém com a mensalidade de R$ 100 paga pelos 220 associados e com o ingresso para visitação de R$ 8, que dá direito a duas horas de permanência no local.