O Parlamentar cumpriu segundo mandato à frente do colegiado do qual foi o fundador
O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) anunciou neste sábado (15) que está deixando a presidência da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio). Foram dois mandatos à frente do colegiado, criado em outubro de 2011 com o objetivo de reunir deputados e senadores que defendem a causa dos biocombustíveis. “Acho que todo ciclo tem um início, meio e fim. Nessa última década, tive a oportunidade de defender e trabalhar por este importante segmento econômico, passando por três governos diferentes e inúmeros desafios para consolidar uma política nacional para o setor”, destacou.
Jerônimo deixa o comando do colegiado depois de ter criado a FPBio quando ainda a mistura obrigatória era de 5% e deixa o atual mandato com a implantação do B15 em andamento até 2023. “Acho que o grande desafio do Brasil é conseguir superar este momento de crise por conta da pandemia e retomar o trilho normal da expansão dos biocombustíveis na matriz energética, que prevê a elevação da mistura mínima em um ponto percentual até chegar, em 2023, aos 15%”, lembrou o parlamentar.
O deputado desejou sorte e sucesso à nova diretoria da FPBio que toma posse na próxima semana e se colocou à disposição para seguir trabalhando em parceria com Aprobio, Ubrabio e Abiove, as três grandes entidades que representam o setor. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 528/2020, que fixa em lei o calendário atual de adição de biodiesel e estende a política até 2028 com a adoção do B20.