Planejamento inclui identificação de espécie e a compra de defensivos adequados para aplicação sobre a infestação que já chegou ao Estado
O secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, entrou em contato com o colega de partido, deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), para detalhar o plano de ação da pasta contra a chegada de gafanhotos ao Rio Grande do Sul. Os animais já podem ser vistos em Santo Augusto e Região Celeiro, cidade de origem do parlamentar. “Dessa vez os gafanhotos cruzaram a fronteira e já podem ser vistos junto às lavouras. Temos que agir de forma muito rápida para evitar mais prejuízos aos agricultores, que já sofrem com os efeitos de uma segunda estiagem consecutiva”, alertou Jerônimo. O parlamentar também está em contato direto com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, passando todas as informações sobre o problema.
Em áudio encaminhado pelo WhatsApp, Covatti Filho explica que a secretaria já está trabalhando na identificação da espécie para realizar a compra dos defensivos. “Os recursos já estão disponíveis desde a última ameaça de infestação, por meio da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Tendo a informação de qual é a espécie e o reagente adequado para fazer a aplicação, nós já temos condições de adquirir o produto e disponibilizar os defensivos para os produtores rurais”, explicou. O secretário da Agricultura disse ainda que todo esse processo está sendo acompanhado pela Secretaria do Meio Ambiente por também envolver áreas indígenas, mas que tudo deve estar concluído até esta quinta-feira (2).