Pauta de reivindicações será entregue aos ministros da Fazenda e da Agricultura na próxima terça-feira (10), em Brasília

Parlamentares da bancada gaúcha e entidades representativas do agronegócio se reuniram nesta sexta-feira (6), em Não-Me-Toque, no encerramento da Expodireto Cotrijal, para definir uma pauta de reivindicações com ações de apoio às perdas provocadas pela seca no Rio Grande do Sul. As propostas emergenciais serão entregues na próxima terça-feira (10), em Brasília, aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Agricultura, Tereza Cristina. Técnicos do setor vão produzir um levantamento detalhado das perdas por segmentos e regiões para embasar o documento. As culturas da soja, milho, leite, feijão, tabaco e uva são os mais afetados pela estiagem.

Presente ao encontro, o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) ressaltou que 60% dos produtores com prejuízos não têm cobertura de seguro, já que suas dívidas são com o comércio local e cooperativas cerealistas, por exemplo, o que torna a situação ainda mais dramática. “A solução é a irrigação, porém agora o nosso maior problema é resolver a situação dos agricultores que estão devendo para o comércio, o que afeta sua capacidade de crédito para financiar a próxima safra”, afirmou o parlamentar.

Também participaram da reunião o presidente da Assebleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ernani Polo (Progressistas), os deputados federais Alceu Moreira (MDB), que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Giovani Cherini (PL); os deputados estaduais Elton Weber (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha na Assembleia Legislativa, e Edson Brum (MDB); o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, e os presidentes da Expodireto, Nei Mânica, da Fetag, Carlos Joel da Silva, e da Farsul, Gedeão Pereira, entre outras lideranças.