Agenda de shows ainda prevê a realização de aproximadamente 50 lives com a participação de mais de 150 artistas regionais entre os meses de agosto e setembro
Baitaca, Elton Saldanha, Gaúcho da Fronteira, Jorge Guedes, Pedro Ortaça e Serginho Moah. Agora imaginem estes artistas tocando e cantando em cenários históricos e pontos turísticos, como as Ruínas de São Miguel, o Castelo de Pedras Altas, o Spa do Vinho de Bento Gonçalves ou a Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo. Já imaginaram? Então se preparem para estas apresentações imperdíveis e outras dezenas de shows que vão acontecer dentro do Festival Gaúcho Coração entre os meses de agosto e setembro.
Idealizado pelo deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), o Projeto Gaúcho Coração nasceu da vontade do parlamentar em ajudar os artistas regionais atingidos pela crise na área cultural provocada pela pandemia do novo coronavírus. “Eu vi muitos amigos e artistas que admiro passando por sérias dificuldades, sem poderem tocar para o povo e levar o sustento para casa. Fui atrás de parceiros na iniciativa privada para poder viabilizar algumas apresentações. E o projeto simplesmente estourou, foi um sucesso”, comemora. O parlamentar ressalta que o festival cresceu a partir do caráter solidário e beneficente, através da arrecadação de fundos para hospitais, APAEs e entidades assistenciais. “Um grande exemplo dessa solidariedade é o que o CTG Pousada da Figueira vem fazendo, distribuindo refeições e roupas para a comunidade da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre”, destacou.
O Festival Gaúcho Coração começou em maio e até agora já foram realizadas aproximadamente 50 lives. Outras 50 ainda estão por vir. No total, estima-se que sejam beneficiados diretamente aproximadamente 1,5 mil trabalhadores da música, entre cantores, instrumentistas, iluminadores, técnicos de som e produtores musicais. Um deles é o cantor nativista Cristiano Quevedo, cujas palavras para se referir à iniciativa soam como poesia. “Num tempo de incertezas, uma certeza. O compasso de um Gaúcho Coração, trazendo esperança, solidariedade, música para alegrar a alma”.
Nova etapa
O Festival Gaúcho Coração retoma sua agenda de programação neste sábado (1), a partir das 20h, com a Live Homenagens, diretamente do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Os shows ficam por conta de Ângelo Franco, Cristiano Quevedo, Erlon Péricles e Joca Martins. A transmissão das apresentações será feita diretamente na página oficial de cada artista, pelo Facebook e YouTube. “Importante destacar que teremos a participação de um leiloreiro, que fará a apresentação de artigos do agronegócio. E toda a arrecadação será revertida para o hospital fazer o enfrentamento da Covid-19”, ressaltou Jerônimo.
Rock Gaúcho
Se engana quem pensa que o Festival Gaúcho Coração ficou restrito à música nativista. Os estilos são variados e têm espaço para todas as tendências. Só para ter uma ideia, no dia 6 de agosto, a partir das 20h, acontece as lives de Rafael Malenotti (Acústicos & Valvulados), Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde), Tchê Gomes (TNT) e Fabrício Beck (Vera Loca). “Além do rock, ainda teremos samba e pagode, música sertaneja, banda de baile, uma compilação bem eclética e representativa da nossa cultura musical”, explicou o idealizador do festival.
Retomada do turismo
O deputado Jerônimo Goergen acredita na força das lives como impulsionador da retomada do setor de turismo e entretenimento no Rio Grande do Sul. O parlamentar acredita que chegou a hora de planejar um retorno seguro para este novo momento. “Com a impossibilidade das pessoas se deslocar para grandes distâncias, temos a oportunidade de estimular os gaúchos a visitar nossos próprios destinos turísticos, que são muitos e variados. A ideia é produzir grandes espetáculos musicais no formato de lives, envolvendo o setor hoteleiro, onde o público possa assistir de forma segura e protegida, sem aglomeração ou qualquer tipo de risco à saúde. E vincular essas atrações a ações beneficentes que revertam em ganhos financeiros para nossas instituições”. Segundo Jerônimo, a live prevista para o Castelo de Pedras Altas também servirá para arrecadar fundos para a revitalização do espaço cultural e a preservação de sua memória.
Encerramento
O último ato do Festival Gaúcho Coração está previsto para o dia 23 de setembro, quando o parlamentar pretende reunir amigos para um show de prestação de contas. “Obviamente que eu gostaria de seguir ajudando a produzir novos espetáculos. Foi uma ação importante, mas precisamos de apoio neste sentido. De qualquer maneira, anunciaremos os números finais de tudo o que foi arrecadado e investido. E, obviamente, que vou aproveitar a oportunidade para cantar um pouquinho”, brincou o parlamentar.
O Festival Gaúcho Coração teve o apoio fundamental de Fernando Espíndola, do Grupo Cultural Alma Gaudéria, que emprestou seu espaço para muitas das apresentações. “Esse é um festival para orgulhar o Rio Grande”, destacou Espíndola. Outro grande apoiador da iniciativa foi Fábio Bolico, dono da produtora responsável pela organização dos shows. “É um projeto que promove lives e movimenta toda a cadeia artística, produtores e equipes. Conta exclusivamente com o financiamento de empresas privadas. Os artistas divulgam os patrocinadores e incentivam a arrecadação de verbas e alimentos para entidades sem fins lucrativos”, revelou Bolico.
Fique ligado na programação de agosto
Dia 2, às 11h30: Tchê Guri
Dia 8, às 19h: Eliandro Luz e Grupo Oh de Casa
Dia 8, às 20h: Banda Sete Pecados
Dia 8, às 21h: Elis e Luciano
Dia 8, às 20h30: Grupo Cordiona – Homenagem ao Porca Veia
Dia 10, às 19h: Vitor Hugo Medeiros
Dia 13, às 19h30: Reis do Bailão, com Flávio Dalci e Os Atuais
Dia 14, às 20h: Banda Brilha Som
Dia 15, às 20h: Banda Céu e Cantos
Dia 16, às 20h: Encontro de Gigantes – Banda Aesa, Musical Calmon, André Malmann e Cesar Moreno
Dia 19: Elton Saldanha e Marcelo Oliveira
Dia 21: Grupo Fandangaço
Outras atrações confirmadas:
Grupo Tempo Guri, Liliana Cardoso, Gean Kirkof, Analise Severo, Guilherme Mecca, Pedro Ortaça, Alisson e Emerson, Chiquito e Bordoneio, Grupo Portal da Serra, Lucas e Felipe, Gilberto Monteiro, Alemão Ronaldo, Banda Louca Sedução, Bambas da Orgia, Rodrigo Soltton, Douglas Carraro, Os Medinas, Gabrielzinho, Grupo Pica Fumo, The Kanella, Marcelo Caminha, Tomaz Machado (The Voice Kids)
agosto 21, 2020
Como podemos participar do festival?? Somos músicos de Santa Maria e gostaríamos de saber. Somos o grupo De Alma Gaúcha.