Entidades demonstraram contrariedade com a forma com está sendo cobrado passivo de R$ 17 bilhões e que produtores não sejam declarados inadimplentes até o final de fevereiro

Representantes do setor produtivo gaúcho foram recebidos nesta quinta-feira (18), no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. No encontro, intermediado pelo deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), as lideranças do agronegócio demonstraram contrariedade com a forma com está sendo cobrado o passivo de R$ 17 bilhões relativos ao Funrural.
Segundo Jerônimo, as lideranças pediram a interferência de Marun junto à Receita Federal, para que o órgão não prossiga com as ações contra os produtores rurais, no sentido de impedir o acesso a linhas de crédito. “Existe uma lei que estipula o prazo de 28 de fevereiro para adesão a um programa de parcelamento. Portanto, solicitamos que, até lá, nenhum produtor seja declarado inadimplente”, explicou o parlamentar. Além disso, foi encaminhado o pedido para que o prazo final de adesão ao Funrural seja prorrogado até o final de fevereiro, uma vez que ainda existem vetos para serem analisado e pelo fato de ainda não haver regulamentação legal. “Também temos pendente a decisão dos embargos apresentados ao STF”, complementou Jerônimo.
No encontro com Marun, o setor orizícola cobrou a ação do governo federal no sentido de controlar a entrada indiscriminada do arroz do Mercosul. Outro tema discutido na reunião foi a linha de crédito para a construção de armazéns, a BNDES Cerealistas, que depende da edição de uma Medida Provisória para ser viabilizada na prática. Marun garantiu que levará ao presidente Michel Temer os pleitos apresentados e a posição dos produtores gaúchos. O Ministro com relação ao Funrural garantiu que levará ao Presidente da República a posição dos produtores gaúchos e com relação a prorrogação do prazo garantiu que trabalhará internamente no governo para que isto ocorra. “Corremos contra o tempo para que tenhamos condições trabalhar para reverter esta injusta cobrança”, finalizou Jerônimo.
Também participaram da audiência o Ministro-Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o deputado federal Mauro Pereira (MDB-RS), o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, o presidente do Sindicato Rural de Rosário do Sul, Ayrton Oliveira Marçal, o presidente da Acergs, Vicente Barbiero, e representantes da Fecoagro e do Movimento Te Mexe Arrozeiro.