Ligação entre Santo Augusto ao trevo da BR-468 passará por readequação de contrato

Em audiência realizada nesta segunda-feira (5), em Porto Alegre, o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, confirmou a regularização do contrato para a conclusão do projeto de recuperação da RS-155, no trecho compreendido entre o município de Santo Augusto e o trevo de acesso à BR-468. Articulador do encontro, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) saiu da reunião convencido de que a burocracia não será problema para a continuidade da obra. “Vencido o problema burocrático, não tenho dúvidas de que a obra terá sequência”, afirmou.
O contrato atual prevê a recuperação entre Santo Augusto e Ijuí, projeto que está a cargo da empresa CCL, que prevê 90 dias para finalizar o traçado. Já o trecho compreendido entre Santo Augusto até a BR-468 pertence atualmente à Cotrel. A ideia é que a CCL assuma este novo lote, que está orçado em R$ 7,5 milhões. “Ainda não há previsão orçamentária para a ordem de serviço daquela obra, no entanto o secretário confirmou que esta adequação será feita. O problema de ser uma obra perdida acabou. Tudo será feito para superar esse impasse”, acrescentou Jerônimo.
São Valério do Sul
Na audiência também foi solicitada o asfaltamento do acesso a São Valério do Sul, bem como a construção do trevo no município. “O secretário nos disse que ainda não há recursos para isso, mas determinou o alargamento da pista. São áreas de escape para reduzir o risco de acidentes até que possamos ter o trevo”, explicou Jerônimo.
Chiapetta
Quanto à ligação da RS-155 ao município de Chiapetta, Pedro Westphalen destacou que essa obra deve obedecer a um cronograma já determinado. Primeiramente, está sendo concluída a recuperação asfáltica do acesso a Tupanciretã. Na sequência, será feita a recuperação Ijuí-Cruz Alta. “A terceira etapa contempla a ligação da RS-155 até Chiapetta. Então, dependemos da conclusão desse cronograma”, ponderou o parlamentar.
Na audiência com o secretário dos Transportes, também estiveram presentes os prefeitos de Chiapetta, São Valério do Sul, Santo Augusto e Três Passos, além da deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) e representante do secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo.