Ministro da Integração garantiu que exclusão de Taquarembó e Jaguari faz parte de um procedimento técnico para atender obras emergenciais

O ministro da Integração, Helder Barbalho, confirmou nesta semana que o projeto de construção dos canais das barragens de Taquarembó e Jaguari vão retornar ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Barbalho recebeu uma comitiva de lideranças de Dom Pedrito em audiência articulada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). O ministro tratou de tranquilizar a comitiva ao dizer que a exclusão dos projetos se deu em virtude de um procedimento técnico para atender uma emergência na barragem de Jucazinho, em Pernambuco, que ameaçava se romper devido ao excesso de chuvas.

O prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, saiu do encontro mais confiante. “O ministro nos tranquilizou e disse que os recursos vão voltar. Faz parte de um remanejamento de verbas”, explicou. Já o presidente do Conselho de Administração da Associação dos Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, José Antônio Peterle, destacou que a construção das barragens de Taquarembó e Jaguari está bastante adiantada e que o projeto dos canais é fundamental para a sequência do empreendimento. “Essas barragens vão nos permitir múltiplos usos, como o abastecimento da população e a irrigação, permitindo a diversificação de culturas na região”, justificou.

As barragens estão inseridas dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, que abrange os municípios de Dom Pedrito, Lavras do Sul, Santana do Livramento, Cacequi, Rosário do Sul e São Gabriel. Segundo o deputado Jerônimo Goergen, trata-se da maior obra de infraestrutura hídrica do governo federal no Rio Grande do Sul. “Por isso, fizemos questão de convidar o ministro Helder Barbalho para que vá ao Estado vistoriar as obras e conhecer a magnitude do empreendimento”, finalizou o parlamentar.