Deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) vê prejuízos à imagem do Brasil no exterior e cobra uma reação do Itamaraty

Um vídeo feito pelo presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, provocou a indignação do deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS). Em recente visita a Berlim, na Alemanha, o dirigente fez o registro de uma exposição no Museu de História Natural, onde as obras de arte fazem duras críticas à produção agropecuária brasileira. “Vejam, para nós brasileiros, que estamos tentando abrir o mercado da União Europeia para frango, toda a dificuldade que temos. Aqui uma grande crítica, dizendo que o Brasil está desmatando para produzir carne. E, para piorar, nós temos aqui na suinocultura, mostrando a nossa carne, que é de excelência, dizendo que estamos produzindo em desconformidade com o meio ambiente”, relatou Lorenzi.

Ao assistir o vídeo, Jerônimo decidiu oficiar o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), pedindo ao órgão que tome providências sobre o caso. “Uma exposição dessa natureza, que mente sobre a qualidade de produtos de excelência, como soja, frango e suíno, precisa ser contestada de forma oficial pelo governo brasileiro. Além de graves prejuízos à nossa imagem como potência agrícola, percebo que a iniciativa do museu faz parte de uma grande estratégia de retaliação”, criticou o parlamentar.  Segundo Jerônimo, o veto da União Europeia à carne de frango nacional não tem relação com questões sanitárias ou ambientais. Para ele, são barreiras comerciais que buscam justificativas equivocadas para barrar o acesso de nossas empresas aos mercados internacionais. “O uso do museu como palco de difamação é apenas mais um elemento nessa campanha de marketing negativo”, finalizou Jerônimo.