Audiência sobre crise no setor de arroz e máquinas agrícolas terá requerimento apreciado na Comissão de Agricultura nesta quarta feira (04)

Tendo em vista as notícias já divulgadas e confirmadas pelo Itamaraty a respeito da situação que envolve a relação brasileira em acordos com o Mercosul e a falta de ação do governo, principalmente aos casos que envolvem o arroz e as máquinas agrícolas, o Deputado Jerônimo Goergen (PP) acertou nesta terça feira com o presidente da Comissão de Agricultura, que será votado amanhã, requerimento de convocação de solicitação de presença de ministros de Estado para esclarecerem a posição brasileira neste cenário.

“Esperamos ter formalmente confirmada a presença na Comissão dos ministros da Agricultura, Relações Exteriores, Fazenda e Indústria e Comércio, para que tenhamos uma posição clara da situação e o que pode ser feito. Não é mais possível que estejamos rastejando nestes acordos, sendo penalizados na produção de arroz com o ingresso de importados e nas barreiras impostas na exportação de máquinas”, diz Jerônimo.

Em reunião há poucos dias no Itamaraty, Jerônimo manifestou preocupação com o não cumprimento dos acordos que envolvem a importação de arroz do Uruguai e a exportação de máquinas agrícolas para a Argentina. A Argentina corresponde a 90% da nossa transação comercial com produtos industrializados e tem uma prática predatória no setor de máquinas agrícolas. Mesmo havendo acordo para que adquira 15% de máquinas agrícolas do Brasil, esta medida não estaria sendo cumprida, pois haveria o trancamento da licença de importação pelo país vizinho, para evitar fuga de divisas
“Convivemos com um risco, não só pelo momento das demissões na indústria gaúcha, como também pela possibilidade de perda de espaço no mercado. Já temos indústrias nossas instaladas no centro oeste e se houver a instalação também na Argentina, haverá o esvaziamento da produção gaúcha”, analisa Jerônimo. “Já para o arroz queremos decisões firmes, que passam pelo cumprimento e o reconhecimento de que a Lei de Fronteira para importação de grãos é eficaz e tem de ser cumprida. Queremos a revisão das regras do Mercosul”, completa.