Entidades representativas da categoria exigem que Estado garanta livre exercício da profissão e pedem avanços nos direitos trabalhistas

Entidades de defesa dos interesses dos jornalistas serão recebidas nesta terça-feira (18) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Na oportunidade, os profissionais pedirão garantias para que o Estado proporcione a liberdade de imprensa, que vem sofrendo duros golpes no Brasil. O mais recente vitimou o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, atingido na cabeça por um disparo de rojão quando cobria uma manifestação no Rio de Janeiro.

O coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Wanderlei Pozzembom, lembra que os repórteres cinematográficos e fotográficos cumprem um papel importantíssimo, já que eles arriscam a vida para que a sociedade possa acompanhar os acontecimentos de casa, no trabalho ou de dentro dos veículos. “O Estado tem que garantir a segurança do trabalhador. E os manifestantes devem respeitar o jornalista, independente se a manifestação é contra veículo A, B ou C. É um cidadão que está ali, um trabalhador como outro qualquer. E com um papel importante, que é dizer para o restante da sociedade o que está acontecendo naquele momento”, destacou Pozzembom.

Depois de se reunirem com o ministro da Justiça, os representantes dos sindicatos dos jornalistas serão recebidos pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O objetivo do encontro é pedir agilidade na tramitação do Projeto de Lei 6781/2010, de autoria do deputado Marco Maia (PT-RS), que cria condições especiais de trabalho e aposentadoria para os profissionais de comunicação que exercem funções externas. Segundo Pozzembom, cinegrafistas e fotógrafos são submetidos diariamente a longas jornadas de trabalho, sendo obrigados a carregar equipamentos bastante pesados. “Temos laudos médicos, muitos profissionais têm pino na coluna, problemas de postura e de vista devido à incidência da luz. É um momento que nós temos para dar dignidade a esse trabalhador”, argumentou o dirigente.

O presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), manifestou total solidariedade à pauta de reivindicação dos jornalistas e se comprometeu em buscar um acordo para levar a proposta adiante. “A morte desse trabalhador precisa ser o símbolo de uma mudança de toda a desordem que está aí. Isso que aconteceu com o Santiago foi lamentável e expõe o uso político de um movimento que não é nada democrático”, destacou. O PL 6781/2010 tramita na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e tem parecer pela aprovação. Caso ela cumpra todas as etapas legislativas, a proposta ainda precisará passar por outras três comissões antes de seguir ao Senado. “Vamos buscar as assinaturas dos líderes partidários e pedir urgência na aprovação da matéria”, finalizou Jerônimo.