Resolução do BC premia ampla articulação política para atender perdas de produtores das áreas atingidas

O Banco Central editou nesta quarta-feira (14) a Resolução 4.519, que autoriza a renegociação das dívidas agrícolas provocados pela frustração de safra na região do Matopiba. A seca que castigou os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia levou a perdas significativas. Além do Matopiba, a medida abrange os estados do Centro-Oeste e o Espírito Santo.

O coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), comemorou a decisão do governo federal. “A sensibilidade do ministro Blairo Maggi e do secretário Neri Geller foram decisivas. As perdas são reais por conta de uma seca severa”, destacou.

Jerônimo foi o autor de emenda na MP 733/16, que trazia a previsão da renegociação dos contratos. “Mesmo não achatada dentro do Legislativo, produzimos um acordo com os mesmos efeitos práticos via Conselho Monetário Nacional”, explicou Jerônimo.

O que diz a resolução:

“Ficam as instituições financeiras autorizadas a renegociar as operações de crédito rural de custeio com vencimento em 2016 e as parcelas vencidas ou vincendas em 2016 das operações de crédito rural de custeio e investimento, inclusive aquelas prorrogadas por autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN)”…

Confira o texto na íntegra:

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/normativo.asp?numero=4519&tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o&data=14/9/2016