Produtos com dificuldades de preço devem ser priorizados para aquisição

O governo federal deve editar nos próximos dias uma Medida Provisória trazendo a previsão de ações emergenciais para atender a crise humanitária instalada em Roraima. Milhares de venezuelanos estão buscando refúgio no Brasil por conta do caos social, político e econômico provocado pelo governo de Nicolás Maduro.

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) acredita que o apoio humanitário aos refugiados pode incluir um programa de aquisição de alimentos. “Vamos encaminhar ao Palácio do Planalto e também apresentar emendas à MP, fazendo com que o governo compre produtos como arroz, trigo e leite, priorizando aqueles itens com maior problema de absorção no mercado interno”, explicou o Parlamentar.

No caso do arroz, Jerônimo destaca que a compra da produção nacional para atender os refugiados venezuelanos poderia se somar aos mecanismos de comercialização de PEP e PEPRO, cujos leilões estão marcados para o dia 22 de fevereiro. A proposta de compra do excedente por parte do governo federal consta na minuta de reivindicações das entidades ligadas à orizicultura, formalizada através da Carta de Restinga Seca e da Carta do Turvo. O setor arrozeiro enfrenta uma de suas maiores crises econômicas. A saca do produto está sendo comercializada bem abaixo do custo de produção. Além disso, os produtores enfrentam um alto grau de endividamento e competem em condições desiguais com o arroz vindo de países do Mercosul, especialmente o Paraguai.