ferroviasEstou tentando avançar nas tratativas para não desativar o recinto alfandegário da ferrovia em Livramento e Uruguaiana e temos uma posição definida que gostaria de lhe passar. Não há como a Receita Federal não aceitar a desistência da Rumo. O contrato de concessão foi muito “generoso” com a empresa e não deixou este impedimento no documento.

O que a RF fez e ontem a empresa deve ter sido notificada foi tentar ganhar tempo para evitar que tenha que fazer nova licitação, porque para isto precisa estudo de viabilidade econômica e não haverá confirmação de lucro e provavelmente restará deserto.

Em Livramento, ainda no ano passado, não passou nenhuma carga. Já em Uruguaiana, que teria alguma viabilidade, o custo de transbordo é muito caro, pois tem que mudar de trem porque a bitola é diferente. Então teríamos uma terceirização com a atual concessão.

Outra tratativa e com a ANTT é para tentarmos a redução dos custos, até mesmo do aluguel da estrutura, para termos a boa vontade da Rumo de ficar.

ALL

Nesta quinta-feira aconteceu uma audiência pública no auditório da ANTT, onde foi discutida a prorrogação da concessão da malha paulista operada pela ALL. Esta concessionária também opera os ramais do RS, SC e PR. Este debate é importante no sentido de que o modelo de renovação usado para SP possa ser estendido aos demais estados do Sul do país, sem uma discussão caso a caso. Vamos avançar nesta discussão que interessa muito aos interesses comerciais e econômicos do Rio Grande do Sul

Jeronimo Goergen

Vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias