Demanda encaminhada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) põe fim a uma espera de mais de dez anos pelo equipamento

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta segunda-feira (10) a autorização para aquisição e implantação de um novo tomógrafo para o Hospital Fêmina, de Porto Alegre. Segundo o médico Eduardo Trindade, o anúncio coloca fim a uma espera de mais de dez anos pelo equipamento de alta precisão. “Essa é uma necessidade antiga, de mais de década, que vai garantir um atendimento de melhor qualidade”, destacou. Segundo ele, a unidade hospital realiza de seis a sete mil cirurgias por ano.
A aquisição do novo tomógrafo faz parte de um trabalho de articulação realizado pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) junto ao ministério da Saúde. “Recebi o pedido com muito carinho e fiz questão de fazer o encaminhamento pessoalmente ao ministro Ricardo Barros, que teve a sensibilidade em atender essa lacuna na saúde de mulheres e crianças. É um dia muito feliz para a saúde do Rio Grande do Sul”, destacou o parlamentar.

Hospital Fêmina
Dedicado à saúde feminina, o Hospital Fêmina é considerado o melhor hospital da mulher no Rio Grande do Sul. Presta cuidados do pré-natal à gestante, faz o parto, trata do bebê e da mãe com alguma complicação, como hipertensão ou dependência química. Conta com 187 leitos. Também atua no manejo de doenças femininas graves, como câncer de mama, a partir de sua prevenção, e de problemas ginecológicos em geral. Entre os destaques, está a Unidade de Reprodução Humana, que recebe gratuitamente casais com dificuldades de gerar filhos, promovendo em média, por ano, cerca de 140 inseminações artificiais. Além disso, realiza fertilizações in vitro, sendo que, em um ano, 80 pacientes foram submetidas ao processo. O Banco de Leite Humano da instituição é referência para profissionais de saúde do Cone Sul em treinamento de pessoal e troca de informações técnico-científicas. A unidade faz a captação e a pasteurização do leite materno a ser consumido por bebês do próprio hospital cujas mães não podem amamentar.