Pela primeira vez, o PSDB não tem um nome para concorrer ao governo do estado, no Rio Grande do Sul. E, em teoria, o candidato certo para o partido apoiar seria a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS). Ela não só representa a oposição a Tarso Genro como se ela vencer, o PSDB gaúcho irá ter um senador. O tucano José Alberto Wenzel (foto) é o primeiro suplente da senadora. Mas a possibilidade de ter Wenzel no Senado não é o suficiente para o partido fechar com ela. Ele é “um nome tão importante que ninguém nunca falou nele”, afirmou um tucano gaúcho. Alem disso, há uma forte possibilidade do PP fechar com o PSB dar palanque a Eduardo Campos, frustrando o objetivo do PSDB de conseguir um palanque para Aécio Neves no estado. Por isso que os tucanos também conversam com Vieira da Cunha (PDT) e José Ivo Sartori (PMDB). Mas eles não sabem se o PDT nacional vai permitir uma aliança com a oposição e vêem o PMDB atrasado na indicação de um nome.

Receio em relação à Marina

Há uma chance para os tucanos conseguirem levar Ana Amélia para o lado deles. De acordo com uma pesquisa interna feita no PP, metade dos integrantes do partido quer apoiar Aécio Neves e metade, Eduardo Campos. “Há receio em relação à Marina Silva e isso pesa um pouco. Mas não há rejeição à aliança. E ninguém é contra ou o Aécio ou ao Eduardo”, disse o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

Aliança em banho-maria

A aliança do PP com o PSB também sofreu um baque com as declarações do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) sobre indígenas, quilombolas e homossexuais. O PSB resolveu tentar uma aproximação com o PMDB por conta disso, mas com o pedido de desculpas do deputado Heinze e como a senadora Ana Amélia criticou as declarações, a crise não se alastrou muito. Mesmo assim, para os socialistas, a aliança está em “banho-maria em função da nova conjuntura”, como disse o deputado José Stédile (RS). Segundo ele, há outras opções como o PDT e o PMDB, mas o PSB ainda não sabe se o PMDB ou PDT irão dar palanque para Dilma Rousseff.

Mais chance

A candidatura mais avançada na questão de alianças é a do petista Tarso Genro. O PT já fechou com o PCdoB e PTB, que indicarão, respectivamente, o candidato a senador e ao vice. O PCdoB já acertou que Emilia Fernandes irá disputar o Senado. O PTB deve indicar o deputado estadual Luís Lara. O problema da chapa de Tarso são as pesquisas. O governador aparece em segundo nas pesquisas, atrás de Ana Amélia. Mas o PT continua confiante. ““. O Rio Grande do Sul nunca reelegeu governador e o Tarso chega com mais chance”, comentou o deputado Pepe Vargas (PT-RS).

Ministério Público e Dilma

Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Cristóvam Buarque (PDT-DF) e Ana Amélia Lemos (PP-RS) entraram com uma representação contra a presidente Dilma Rousseff na Procuradoria-Geral da República para solicitar esclarecimentos sobre a compra de refinaria nos Estados Unidos pela Petrobrás. A estatal comprou em 2006 uma refinaria em Pasadena, nos EUA, por US$ 1,19 bilhão, 119% do valor. Dilma era ministra da Casa-Civil e presidente do Conselho da Petrobrás na época.