Reportagem de Zero Hora expõe estratégia deliberada do governo Tarso Genro na implementação de gestão temerária na concessão de crédito

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) classificou de gravíssima a denúncia trazida pelo jornal Zero Hora desta segunda-feira (26), que indica gestão temerária no Badesul. A reportagem aponta que teria sido implementada uma administração de risco agressiva como parte da estratégia política do governo Tarso Genro. “Houve a liberação de grandes somas de recursos sem as devidas garantias. Empresas que tomaram vultuosas somas e, logo em seguida, entraram em recuperação judicial. A administração petista é como praga de gafanhoto em lavoura”, criticou o parlamentar.

Para Jerônimo, a denúncia merece apuração rigorosa das autoridades competentes e acredita que a própria Assembleia Legislativa assuma seu papel constitucional de investigar o escândalo. “Esse caso também precisa ter consequências no Legislativo gaúcho, através da instalação de uma CPI. Trata-se de um escândalo que supera os R$ 3 bilhões”, argumentou. Para Jerônimo, há fortes de indícios de que os recursos tenham sido desviados para outras finalidades. “Mais um elemento para compreendermos a atual situação falimentar do Rio Grande do Sul. Também percebemos que o modus operandi petista em nível nacional se reproduziu no Estado”, destacou Jerônimo.

Com base na reportagem, Jerônimo encaminhará pedido de informações ao Banco Central, que já teria aberto apurações sobre duas operações de crédito suspeitas. Tratam-se da liberação de financiamentos para as empresas Iesa e Wind Power. “Em nível estadual, o TCE também deve ser acionado para prestar esclarecimentos sobre as auditorias abertas no Badesul”, finalizou.