Falta de estratégia Federal e incentivo desenfreado na aquisição de veículos causou pane nos estoques penalizando consumidor.

Há muito não se via a elevação tão grande no custo dos combustíveis ao consumidor, que estará pagando em breve R$ 3,00 pelo litro da gasolina, preço seguido de perto pelo valor do litro do álcool que segue crescendo. O Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP) critica a ausência de planejamento e acompanhamento da questão pelo Governo, que incentivou intensamente a aquisição de veículos “Flex” (bicombustíveis), esquecendo-se de organizar os estoques de combustíveis, que estão baixos, ocasionando a elevação de preços, penalizando o consumidor, que segue pagando a conta.

“Houve estímulo para a aquisição de carros Flex, gerando vendas muito elevadas. Porém quando o etanol foi dividido com a produção de açúcar e o preço subiu, o consumidor migrou para a gasolina por ser mais positivo em termos de desempenho e aí não havia estoque para esta demanda. O resultado foi que houve elevação de todos os preços”, complementa Jerônimo.