Colegiado se reúne nesta terça-feira (20), às 11h, para votar requerimentos e definir plano de ação

A Comissão Externa sobre o Endividamento Agrícola se reúne nesta terça-feira (20), às 11h, para definir o plano de trabalho e votar os primeiros requerimentos. O encontro acontece na Sala 175-B, anexo 2 da Câmara dos Deputados. O colegiado foi criado a partir do Requerimento 7465, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), e tem como objetivo formular propostas para o enfrentamento da grave crise vivida pelo setor produtivo nacional. “Em primeiro lugar, vamos buscar informações precisas sobre o tamanho exato do passivo agrícola. Dados do Banco Central indicam que, no final de 2014, os débitos geravam em torno de R$ 230 bilhões. E essa bola de neve não para de crescer. Sem dúvida, o maior desafio é saber qual o tamanho da dívida”, alertou Jerônimo, que será o coordenador da Comissão Externa.

Nos últimos dias, o deputado Jerônimo Goergen promoveu uma rodada de visitas a diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e pode constatar um cenário assustador. “Além daquilo que já conhecíamos, como o elevado custo de produção, baixos preços pagos pelos produtos agrícolas, concorrência desleal com o Mercosul, agora temos o fantasma da cobrança do Funrural e a estiagem que castiga regiões produtoras de soja”, alertou o parlamentar.

A secretaria da Comissão Externa sobre o Endividamento Agrícola já está oficiando órgão de governo, instituições financeiras e entidades setoriais para que encaminhem informações sobre o passivo envolvendo produtores e empresas. O colegiado deve se concentrar nas seguintes frentes de atuação: verificar as causas do endividamento do setor agrícola, o elevado custo dos seus financiamentos, a bitributação previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos funcionários e as condições de importação dos alimentos. Também estão previstas a realização de audiências públicas regionais. A Comissão Externa deve concluir seus trabalhos até o final do primeiro semestre.

Composição

Jerônimo Goergen (coordenador); Dilceu Sperafico (PP-PR); Domingos Sávio (PSDB-MG), Evair de Melo (PV-ES); Evandro Roman (PSD-PR); Lázaro Botelho (PP-TO); Valdir Colatto (PMDB-SC); Zé Silva (SD-MG).

Reunião

Terça-Feira (20), às 11 horas 
Comissão Externa sobre o Endividamento do Setor Agrícola 

Definição do roteiro de trabalhos; e votação de requerimentos.
Sala 175-B, anexo 2