Proposta é resultado de trabalhos elaborados por pesquisadores da Fipe e USP e cria novos formatos de benefícios para nascidos a partir do ano 2000

deputados detalham emenda prev          Os deputados Jerônimo Goergen (PP-RS) e Daniel Coelho (PSDB-PE) concedem coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15), a partir das 15h, no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Os parlamentares estarão acompanhados do professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Hélio Zylberstajn, para detalhar a proposta que cria um novo formato previdenciário para os brasileiros que vão ingressar no mercado de trabalho.

A proposta foi protocolada na última sexta-feira (10), na Comissão Especial da Reforma da Previdência, e recebeu o apoio de 211 deputados. A emenda aditiva foi inspirada em estudos conduzidos por pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e Universidade de São Paulo (USP), tendo recebido o apoio oficial do Movimento Brasil Livre (MBL), que se integrou ao trabalho de convencimento junto aos parlamentares.

O texto da emenda cria novos formatos de benefícios e ganhos para os contribuintes, permitindo ainda a criação de um plano de aposentadoria complementar. As mudanças não impactam as pessoas que já ingressaram no sistema de contribuição, muito menos os aposentados. Apenas os nascidos a partir do ano 2000 passariam a integrar o novo formato.