Encontro acontece nesta quarta-feira (23), às 14h, na sede da CNA, e reunirá representantes de entidades, governo e bancos

A Comissão Externa Sobre o Endividamento Agrícola (CEXAGRI) se reúne nesta quarta-feira (23), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (SGAN – Quadra 601 – Módulo K – Brasília). No encontro, os representantes dos bancos irão formalizar a linha de financiamento que será criada para repactuar os débitos dos produtores rurais junto a fornecedores e instituições bancárias. A reunião também contará com a presença de dirigentes setoriais e representantes dos ministérios da Agricultura e Fazenda.

Segundo o coordenador da CEXAGRI, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), este é o terceiro encontro com executivos do sistema financeiro para o fechamento da proposta de repactuação. “Estamos sugerindo um alongamento das dívidas, sejam elas de recursos de crédito rural ou de recursos livres dos bancos, para os produtores que tiveram perdas decorrentes de problemas climáticos, preços mínimos ou contingenciamento de mercado”, destacou o parlamentar.

A proposta original da Comissão Externa prevê um prazo de 25 anos de pagamento, com dois de carência, estabelecendo 23 parcelas, pagas anualmente. A taxa de juros sugerida é de 4,5% ao ano. “Esta é a proposta que consideramos ideal. Agora vamos saber qual a contraproposta dos bancos e onde será possível avançar nessa última negociação”, ponderou Jerônimo. A Comissão Externa Sobre o Endividamento Agrícola apresentará no dia 6 de junho o relatório final dos trabalhos do colegiado, com os apontamentos e sugestões legislativas para o enfrentamento da grave crise de renda que atinge diversos segmentos do agronegócio.