Orientação é para que produtores procurem agências o quanto antes para agilizar renegociação do débito de parcelas vencidas entre março e dezembro de 2017

Encerra na próxima quinta-feira (29), o prazo para que o produtor de leite possa renegociar suas dívidas junto ao Banco do Brasil. No entanto, o vice-presidente de Agronegócios do BB, Tarcísio Hübner, confirmou que a instituição vai prorrogar este prazo. “A orientação é para que os produtores procurem suas agências o quanto antes para acelerar a análise dos contratos”, destacou o coordenador da Comissão Externa Sobre o Endividamento Agrícola, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS)

A Comissão Externa do Endividamento Agrícola cobrou nesta terça-feira (27), durante audiência pública em Belo Horizonte (MG), que a medida seja estendida aos demais bancos, uma vez que a possiblidade de renegociação é restrita ao BB. Centenas de produtores estariam descobertos por essa restrição. “Também solicitamos a possibilidade de renegociação dos débitos a vencer em 2018. Da mesma forma, para todas as instituições bancárias”, acrescentou o parlamentar.

A renegociação é vista como fundamental para o setor leiteiro, uma vez que, ao longo do ano passado, os preços recebidos pela venda do leite ficaram abaixo dos custos de produção, comprometendo a capacidade de quitar pagamento dos pecuaristas.