Moreira Franco concordou em ajudar nas negociações com companhias aéreas

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, entrou em campo nesta quarta-feira (18) com a missão de auxiliar nas negociações para impedir a greve dos aeronautas, que ameaçam cruzar os braços a partir da próxima sexta-feira (20). Moreira recebeu em seu gabinete o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Adriano Castanho, encontro intermediado pelo presidente da Comissão de Integração Nacional, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que também participou do encontro.

Castanho relatou a Moreira que a intransigência das empresas em atender as cláusulas sociais da categoria impede o fim do impasse. Segundo o dirigente, as aéreas precisam se comprometer por escrito a cumprir os itens da pauta de reivindicações que impactam na qualidade de vida e no descanso dos profissionais. Ele explica que, hoje, o aeronauta fica 22 dias à disposição da empresa durante o mês. A cada dia, o profissional deve cumprir uma carga de 11 horas, podendo voar no máximo 9,5 horas. “Só que as empresas usam essas 11 horas e nos fazem voar apenas duas, três horas. Nesse intervalo, você fica jogado nos aeroportos, que hoje mal têm lugar adequado para os passageiros, muito menos para uma tripulação”, criticou. Segundo Castanho, a categoria exige produtividade e um melhor aproveitamento das escalas.

Em relação às questões salariais, o SNA pede 8% de reajuste, mas as companhias oferecem 5,6%. “O sindicato até admite recuar no índice original, aceitando 6% de reposição. Então, o impasse recai sobre uma diferença de 0,4%. Dessa forma, acredito que estamos muito próximos de um acordo, para que possamos evitar uma greve às vésperas do Natal, onde muitas pessoas estão se preparando para sair de férias e visitar os familiares”, destacou o parlamentar. Jerônimo ressaltou ainda que o debate sobre a fadiga humana ganhou o devido destaque nas negociações, uma vez que a sobrecarga laboral sobre os pilotos deve ser encarada como um alerta no conjunto de registros de incidentes aéreos. De acordo com a Aeronáutica, incidente é toda ocorrência que possa afetar a segurança das operações de um avião, como colisões com aves, quase colisões com outras aeronaves, imperícia dos pilotos e panes mecânicas, eletrônicas ou hidráulicas.